Fabricação
Características
Sua Importância
O PVC em Nosso Cotidiano
Desenvolvimento Sustentável
Reciclagem do PVC
Análise de Ciclo de Vida
Visão e Missão
Compromissos e Objetivos
Serviços Prestados
A Equipe do PVC
Associados
Alianças Internacionais
Conselho Administrativo
Opinião
PVC Atualidades Online
Folders e Impressos
Artigos Técnicos
Consumo Aparente
Segmentação por aplicação
PVC On-line
Notícias dos Associados


Que segundo o U.S. Green Building Council (USGBC), o PVC é adequado aos padrões da construção sustentável, pois atende plenamente o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)?

Aplicação do PVC na construção civil

O Policloreto de Vinila, mais conhecido como PVC, é um material termoplástico feito a partir de 57% de cloro (derivado do sal comum) e 43%  de etileno (um gás derivado do petróleo). O PVC é o segundo plástico mais produzido em todo o mundo atingindo, atualmente, um volume anual de aproximadamente 25 milhões de toneladas.

O uso global do PVC cresce a uma taxa de 4 a 7% ao ano e esse crescimento rápido e sustentável não se deve somente à excelente relação custo-benefício do PVC, mas também pelo fato de que não há nenhum outro material que possa ser modificado por aditivos na mesma extensão do PVC. Esse polímero pode ser processado com praticamente todas as tecnologias comuns.

As propriedades do PVC tornam o material apropriado para aplicações de longa vida, principalmente os usados na construção civil. É fácil encontrar produtos de PVC com tempo de vida útil de, no mínimo 50 anos, chegando aos 100 anos em muitos casos. 65 a 70% de todo o PVC é usado no setor da construção civil. Além de ter vida longa, seu sucesso se deve às suas excelentes propriedades mecânicas, baixa flamabilidade, resistência à umidade e ao UV e baixo peso dos produtos na construção civil, gerando obras de instalação mais fácil e em menores emissões durante o transporte. O PVC também é facilmente reciclado, vantagem essencial nos tempos atuais.

O PVC nas residências

O PVC traz uma contribuição importante para a qualidade, segurança e custo das obras. Esses são motivos que têm levado ao sucesso do PVC em edifícios ao redor do mundo e, mais especificamente em países da Europa e EUA e também no Brasil. Possui uma versatilidade própria que ajuda a atender as necessidades de design atuais, as mais modernas e as futuras. Além de ser fundamental nas novas obras, tem papel importante nas reformas, vindo a substituir materiais como cimento, madeira e argila, atuando também na decoração de novos e velhos ambientes. Os principais produtos em PVC na construção civil são os tubos e conexões para água e esgoto, os mais conhecidos, mas também as esquadrias de janelas e portas, pisos, fios e cabos elétricos, eletrodutos, forros, acabamentos e muitos mais.

Principais produtos

::Janelas e Portas: um dos maiores usos do PVC rígido está nos perfis usados na construção de janelas e portas. Os materiais alternativos são o alumínio, a madeira, o ferro e o aço. Aproximadamente 40% do mercado de janelas usadas na Europa Ocidental são feitas com PVC, o que significa um consumo anual de cerca de 600.000 toneladas do polímero/ano. Consumidores europeus e americanos preferem a janela de PVC por ter baixíssima manutenção, não apodrecer, ser fácil de limpar, ser muito bonita e estética, excelente isolamento térmico e acústico, além de ser facilmente instalada.

::Tubos, Conexões e Dutos de transporte de água e esgoto: os tubos representam a maior aplicação do PVC, sendo responsável por cerca de 27% de todos os produtos de PVC fabricados na Europa. No Brasil, os tubos representam entre 35% e 40%  do volume do PVC. Os tubos de PVC atendem às solicitações técnicas mais diversas e que o tornam apto para a confecção, desde calhas e rufos até tubulações para água e esgoto. Em projetos específicos podem ser feitos materiais arredondados, quadrados  ou retangulares sem qualquer problema. A fabricação dos tubos pelo processo de extrusão permite a obtenção de tubos longos, o que diminui a necessidade de juntas e, conseqüentemente, de riscos de vazamentos, além de diminuir o custo da obra. Os tubos também possuem grande resistência química, podendo ser colocados próximos a outros tubos, transportando outros materiais.

::Fios e Cabos: pela propriedade anti-chama do PVC, ele se constituiu numa opção essencial nos revestimentos e isolamento de fios e cabos elétricos. Esse mercado representa mais de 9% do consumo europeu de PVC e cerca de 6% do mercado do produto no Brasil.

::Revestimento externos e forros: os revestimentos em PVC são muitos usados no recobrimento externo de residências, edifícios, etc., por sua baixa manutenção e longo tempo de vida. Além dessas características, possuem grande resistência ao UV e às intempéries. Já os forros de PVC são leves, fáceis de instalar, resistentes à água, de baixa manutenção e de custo muito bom.

::Pisos: o piso de PVC é durável, aquece os pés, resistente ao fogo e fácil de ser instalado, bem como é livre de poros, o que ajuda muito na limpeza. Requer baixa manutenção e não necessita de polimento ou tratamentos adicionais, além de ser muito higiênico, motivo pelo qual é muito usado em clínicas e hospitais por ser facilmente dedetizado ou higienizado. Em termos de design, o piso de PVC está disponível em uma variedade de cores e estampas, podendo simular pisos de madeira, pedras, etc.

Arquitetura e design

O PVC é um material extremamente versátil e adaptável às especificações mais modernas e aos designs mais sofisticados e futuristas. Arquitetos mais ousados freqüentemente procuram o PVC em sua busca por produtos inovadores como solução aos novos desafios da construção civil. Desde o uso, por exemplo, das coberturas flexíveis revestidas de PVC que fornecem um ambiente repleto de ar e iluminação, até os sistemas modernos de reposição das janelas em projetos de restauração.

Por: Edison Carlos,
Departamento de Promoção e Negócios da Solvay Indupa.

  
Desejo receber notícias e informaçães do Instituto do PVC*:   Sim    Não
Áreas de Interesse*:
 Aditivos  Área Médica
 Arquitetura  Brinquedos
 Calçados  Compostos de PVC
 Construção Civil  Design
 Embalagens  Espalmados
 Laminados  Responsabilidade Social
 Mangueiras    Reciclagem
 Resinas de PVC e Matérias-Primas  Meio Ambiente
 Outros  
Seu Nome*:
Seu E-Mail*:
Nome do Amigo*:
E-Mail do Amigo*:
(*)Campos obrigatórios..
Instituto do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C - 4° andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP
Tel: (0xx11) 2148-4735
By Cappuccino