O PVC

APLICAÇÕES O INSTITUTO PUBLICAÇÕES NOTÍCIAS LINKS

Embalagens de PVC: versáteis e competitivas.
Para apresentar melhor o seu produto

A força da embalagem impulsionando negócios

Embalagens de PVC: o mercado aprova

Versatilidade, competitividade e excelentes propriedades explicam o sucesso das embalagens de PVC

Bases técnicas e científicas

PVC e o meio ambiente: excelente Eco-Balanço


A força da embalagem impulsionando negócios

A medida que a estabilidade econômica provocou um aumento no poder de compra da população brasileira, o mercado de embalagens passou a ter um papel fundamental na indústria e no varejo. Com as novas exigências do consumidor e as mudanças que vêm ocorrendo no cenário econômico e sociocultural, as empresas têm se preocupado cada vez mais com alguns aspectos estéticos dos produtos, que anteriormente não eram levados em consideração. Os produtos de consumo diário, como alimentos, bebidas, cosméticos, higiene e limpeza passaram a ser adquiridos não só pelo conteúdo, mas também pela forma como são apresentados ao consumidor.

O desafio de chamar a atenção do consumidor em meio a inúmeros outros produtos faz da embalagem um forte item de diferencial competitivo. Com isso, a embalagem começa a ser uma grande aliada no processo de comercialização dos produtos de consumo diário. Características como beleza, conforto, leveza, transparência, segurança e custo-benefício são critérios fundamentais na corrida pela conquista do mercado.

O PVC e as embalagens

Apesar de ser usado em quase todos os tipos de embalagens, como filmes para embalar alimentos, frascos para cosméticos, garrafas de água mineral, material de higiene e limpeza, entre outros, o PVC passa despercebido pela grande maioria dos consumidores.

Porém, é nas gôndolas refrigeradas de carnes, nos "displays" de pães e doces, nas prateleiras de frutas e verduras, nas seções de cosméticos, material de higiene e limpeza que o consumidor poderá conhecer as diversas aplicações do PVC no segmento de embalagens.

Seja pelo brilho, beleza, transparência, fácil rotulagem, inocuidade, higiene e segurança aos alimentos, ou conferindo aos frascos e garrafas formas modernas e de fácil manuseio, o PVC mostra-se um produto versátil e garante ao consumidor todas as propriedades e características que ele procura em um produto na hora da compra.


Embalagens de PVC: o mercado aprova

"A indústria de bens de consumo tem investido cada vez mais no "design" e no desenvolvimento de soluções em embalagens que não só acondicionam um produto, mas também o tornam comercialmente viável e competitivo. Neste sentido, o PVC confere à embalagem de um produto uma gama de oportunidades para torná-lo mais atrativo ao consumidor final. O PVC é um dos únicos materiais que aliam transparência, brilho, alta performance para proteção do produto aos fatores externos, "design" de fácil aplicação em frascos, filmes e outros formatos, e ainda, oferece uma ótima relação custo-benefício para quem deseja investir em embalagens."

Sergio Haberfeld
Presidente da Associação Brasileira de Embalagem - ABRE

"Dentre os materiais utilizados pela rede de supermercados Pão de Açúcar, um dos produtos que têm trazido benefícios à comercialização dos alimentos são os filmes de PVC, que têm se mostrado imbatíveis nesse tipo de aplicação. As razões que me levam a essa afirmação referem-se a dois aspectos que considero fundamentais: suas características específicas como transparência, brilho, boa apresentação, segurança e inocuidade (não transmitem gosto e nem cheiro aos alimentos), e suas facilidades operacionais, pois são práticos, reduzem desperdícios e apresentam boa selagem."

Chistophe Auger
Diretor de Comercialização da Divisão de Perecíveis do Grupo Pão de Açúcar

"Neste ano, o Carrefour completa 25 anos de atividades no Brasil, atingindo a liderança no varejo pela busca contínua de tecnologias de ponta em todos os segmentos relacionados à entrega de alimentos aos clientes em condições de excelência de qualidade. Para tanto, o desenvolvimento de embalagens adequadas à manutenção dos padrões de qualidade e frescor dos alimentos perecíveis pré-embalados dá especial destaque à importância do emprego de filmes de PVC no varejo. Todos os filmes de PVC utilizados pelo Carrefour são previamente qualificados por meio da análise de laudos técnicos de órgãos credenciados, sendo este procedimento parte de um dos quesitos necessários para garantia da integridade, aparência e preservação dos alimentos dentro dos prazos de validade até o consumo final."

Valéria Pina
Diretora de Marketing da Rede Carrefour

"O PVC foi a matéria-prima escolhida para a confecção dos frascos de nossa linha de cosmético infantil, principalmente por sua transparência e brilho, fatores que ressaltam o conteúdo da embalagem, destacando o produto no ponto-de-venda."

Suzana Rolim
Gerente de Produtos da Layff Kosmetic, fabricante da marca Botany & Tree


Versatilidade, competitividade e excelentes propriedades
explicam o sucesso das embalagens de PVC

Versatilidade Uma combinação de propriedades e características tem favorecido a escolha do PVC em aplicações que exigem mudanças constantes de moldes. Por isso, nas áreas onde o "design" da embalagem é um fator importante, o PVC vem ganhando mais e mais espaço. Também escolhem o PVC por outras vantagens, como por exemplo os frascos transparentes com alça integrada - somente possível com o PVC - ou as embalagens com desenhos mais elaborados e complexos.

"Design" Para muitas aplicações, a flexibilidade é a palavra-chave e o uso do PVC permite que os "designers" exerçam toda sua criatividade na concepção das embalagens. As embalagens de PVC são freqüentemente escolhidas devido à inocuidade, transparência e brilho.

Praticidade Os fatores responsáveis pelo crescimento do mercado de filmes de PVC foram a conveniência e a segurança do seu uso. Os filmes de PVC evitam a desidratação dos produtos e o contato direto dos alimentos com o meio ambiente, aumentando sua vida útil e retardando sua queima pelo frio. Um forte aliado contra o desperdício do alimentos.

Segurança Os filmes de PVC são ideais para embalar alimentos. A resolução n.º 105 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamenta o uso de embalagens plásticas para esta aplicação. Os filmes de PVC são atóxicos e atendem a todos os requisitos de mercado.

Confiabilidade Durante décadas, o segmento de embalagens acumulou larga experiência em produtos à base de PVC. É um dos materiais mais pesquisados no mundo e aprovado pelos órgãos de controle dos países desenvolvidos mais exigentes.

Propriedades e características As propriedades de barreira ao oxigênio são fundamentais para seu uso em produtos com essências perfumadas. Embalagens de alimentos também contam com essa propriedade, bem como sua resistência à extração de componentes e à luz ultravioleta. O PVC é um dos materiais que menos interfere no gosto e no odor dos alimentos e das águas minerais.

Inocuidade e Reciclabilidade As embalagens de PVC são adequadas a uma imensa variedade de aplicações, não só porque são produtos inócuos e seguros, como também porque obedecem às especificações exigidas pelos órgãos de controle. Uma vez descartadas, as embalagens de PVC podem ser recicladas de forma análoga como qualquer outros material termoplástico.

Baixo Custo dos Moldes Esta característica favorece os novos lançamentos. A escolha das embalagens de PVC, cada vez mais, vem sendo feita devido à facilidade e ao baixo custo nas mudanças dos moldes, quando comparado com outros plásticos. Os custos se tornam ainda mais atrativos se a empresa requer uma troca constante do “design” das suas embalagens, como é o caso dos cosméticos e materiais de higiene e limpeza.


Bases técnicas e científicas

"O PVC consegue reunir um conjunto de qualidades essenciais aos "designers", como conforto, beleza, praticidade e uma ótima relação custo-benefício. O grande mérito do uso do PVC reside no fato de que ele é totalmente reciclável. Pode ser reaproveitado e dar origem a novos produtos. Nos dias de hoje, em que a preservação ambiental tornou-se imperativa para a sobrevivência do planeta e de seus habitantes, a reciclagem é uma das grandes preocupações da indústria brasileira. A reutilização do material representa dupla economia: de recursos da natureza e de custos."

Milly Teperman
Empresário, Diretor da Fiesp/Ciesp e
Integrante do Conselho Executivo do Projeto Objeto Brasil

"Os compostos de PVC podem ser desenvolvidos com propriedades específicas para cada aplicação, atendendo aos requisitos exigidos por diferentes produtos. No segmento de embalagens, o PVC é usado em filmes flexíveis para acondicionamento de produtos "in natura", como carnes, frangos, frutas e verduras. É também usado em frascos e garrafas de água mineral, óleo vegetal comestível, cosméticos e produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Dentre as vantagens do uso do PVC no segmento de embalagens, está sua alta permeabilidade a gases dos filmes, o que os tornam uma boa opção para o acondicionamento de produtos "in natura" que "respiram", ou seja, consomem oxigênio e liberam gás carbônico, mesmo dentro da embalagem. O equilíbrio entre as permeabilidades desses gases contribui para manter a qualidade dos produtos durante o período de comercialização.

Outras propriedades que determinam a aplicação dos filmes de PVC plastificados, como envoltórios de bandejas, são a alta capacidade de alongamento e a aderência superficial as quais permitem o fácil fechamento da embalagem.

O filme rígido (com baixo teor de plastificante) é usado como envoltório encolhível, sendo, neste caso, importante sua facilidade de termossoldagem e as boas características de encolhimento, que determinam seu excelente desempenho no processo de acondicionamento."

Eloísa Garcia
Gerente do Grupo de Embalagens Plásticas e Meio Ambiente do
Centro de Tecnologia de Embalagens para Alimentos - Cetea


PVC e o meio ambiente: excelente Eco-Balanço

Eco-Balanço é uma metodologia científica que avalia o impacto global de um produto sobre o meio ambiente durante o seu ciclo de vida completo, desde a obtenção das matérias-primas até o processo de produção, descarte e reciclagem.

Material diferenciado, o PVC possui excelente Eco-Balanço, sendo o único material plástico, dentre os mais comuns, que não é originário somente do petróleo, pois 57% provém do sal marinho, na forma de cloro, e o restante do eteno, derivado do petróleo.

Sendo o PVC um material 100% reciclável, não sofre alteração na sua estrutura química durante seu aquecimento e, após resfriado, pode ser novamente transformado. Eventuais descartes em aterros sanitários não contaminam lençois freáticos, por ser um material quimicamente inerte. Ressalte-se que o PVC representa apenas 0,6% do lixo urbano.

A reciclagem, por sua vez, situa-se entre as mais destacadas questões emergentes no mundo, tanto pela contribuição que pode dar ao desempenho das empresas - por meio da economia de custos, matérias-primas e insumos -, quanto pelos resultados ambientais decorrentes da queda de produção dos resíduos.

O PVC é um dos plásticos mais econômicos em consumo de energia, constituindo-se, também, em uma alternativa segura à recuperação energética do lixo urbano, pois os plásticos têm alto poder calorífico.


O INSTITUTO DO PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC no Brasil, com um novo conceito de gestão associativa. A Entidade, atualmente, conta com cerca de 50 sócios, entre fabricantes de matérias-primas e insumos, produtores de resinas, aditivos, fabricantes de equipamentos, transformadores, recicladores e distribuidores.

Eles representam cerca de 80% de toda a cadeia produtiva do PVC. Como fonte de referência do setor e tendo compromisso com o fato científico, a INSTITUTO DO PVC divulga informações sobre a importância do PVC para a sociedade brasileira, suas qualidades técnicas e ambientais, sua versatilidade e reciclabilidade.

A DIRETORIA


[ Página Principal ] [ O PVC ] [ Aplicações ] [ O Instituto ] [ Publicações ] [ Notícias ] [ Links ]